Buscar

João Zangrandi dá dicas de sucesso em chat do Canal Rural

Confira a íntegra do bate-papo do empresário com internautas

  • Enviar
Equipe Canal Rural
Foto: Equipe Canal Rural
João Zangrandi é o personagem central de O inventor de idéias

O empresário João Zangrandi, conhecido por colocar no mercado o eletrodoméstico Vaporetto, não resistiu às tentadoras oportunidades do agronegócio brasileiro e hoje é proprietário da Duraface, uma empresa especializada em facas para colheitadeiras agrícolas. Com o “boom” do etanol, Zangrandi aproveitou para triplicar sua fábrica, e depois de associar-se com uma empresa australiana, transformou a Duraface na maior do mundo no setor. Personagem central do episódio do Criadores O inventor de idéias, o empresário participou de um chat e respondeu a perguntas de jornalistas e internautas sobre sua trajetória profissional de sucesso.

Confira a íntegra do bate-papo realizado no sábado, dia 23, no site do Canal Rural.

João Zangrandi: Olá, bom dia.

JZ: Gostaria neste momento de agradecer ao Canal Rural pelo excelente programa e edição. Muito obrigado.

Internauta Vanessa: João, parabéns pela sua carreira profissional. Como você escolhe os mercados em que vai investir?

JZ: Bom dia Vanessa, obrigado pela participação. A escolha muitas vezes, no meu caso, é feita através de pesquisas, principalmente no Exterior, de tendências, como foi o caso do Vaporetto e da Saeco, e também de oportunidades que aparecem no nosso país, como foi o caso da cana.

Internauta Donário: João, que história bacana... sobre o Vaporetto, ainda no mercado, vendendo?

JZ: Bom dia Donário. Não, infelizmente. Após alguns desmandos da empresa, a mesma foi fechada há quatro anos.

Internauta Paulo: Olá, bom dia! Qual foi seu primeiro empreendimento e com quantos anos?

JZ: Paulo, meu primeiro empreendimento foi na cidade de Ribeirão Preto, em 1982, com 22 anos, com uma Rotisserie que se chamava Fogão a Lenha.

Internauta Luciano: O que o senhor recomendaria na avaliação de um produto, pra eu poder representá-lo?

JZ: Caro Luciano, em primeiro lugar ser um produto honesto, ou seja, que cumpra aquilo que promete. Encontramos diversos produtos que são sucesso de vendas, mas que se revelam de baixa qualidade, quase enganosos. Acho que esse é o principal elemento na escolha de um produto ou representação.

Internauta Fernanda: Em sua opinião, João, qual o segredo do seu sucesso?

JZ: Cara Fernanda, obrigado pela participação. Difícil descrever um único segredo. Na verdade minha vida sempre foi pautada de muita dedicação, perseverança e principalmente acreditando muito naquilo que fazia. Digo sempre: se você acredita no seu projeto... Jamais desista dele. Supere os obstáculos que sempre existirão.

Internauta Neto: Sr. João, suas conquistas são extraordinárias, parabéns.

Internauta André: Gostaria de saber da sua relação com a propaganda.

JZ: Bom dia André. A propaganda sempre foi o ponto de apoio dos empreendimentos de sucesso que realizei. Tenho uma vocação para o marketing e a comunicação... Adoro acompanhar cada passo desse departamento nas minhas empresas.

Internauta Simone: Olá João! Fiquei impressionada com a sua determinação e visão. Como você se posicionaria se seu produto fosse serviços?

JZ: Simone, apesar da minha não-experiência empresarial neste segmento, a prestação de serviços tem cada vez mais se firmado como grande opção de negócios. O importante neste caso é a dedicação ampla e plena ao cliente e não ter como principal objetivo somente a prospecção de clientes. Ou seja: cuide bem daqueles que você conquistou.

Internauta Ricardo Hernandez Jr.: Bom dia João. Sou um paulistano vivendo em Caxias do Sul há dois anos e gostaria de saber se você tem interesse nessa região da Serra Gaúcha bastante próspera.

JZ: Caro Ricardo, infelizmente, apesar de reconhecer na Serra Gaúcha grandes oportunidades de negócios, estou me dedicando a outros projetos que tomam muito meu tempo, mas quem sabe num futuro próximo...

Internauta Carla: João, parabéns pela trajetória corajosa e criativa! Gostaria de saber como foi o seu começo? Pessoas humildes, porém criativas têm chance de chegar ao seu nível?

JZ: Cara Carla, com certeza, pessoas humildes têm toda a possibilidade de alcançar grande sucesso, existem vários exemplos no mundo. Basta, como disse, ser criativo, perseverante e determinado, como acho que fui.

Renata Ryff Moreira: João, Parabéns! Foi um prazer poder mostrar para o Brasil a sua trajetória de sucesso.

JZ: Obrigado, Renata.

Internauta Alessandra: Bom dia Sr. João. Gostaria de saber como fazer para obter uma boa relação com o cliente.

JZ: Tente colocar-se no lugar dele... imagine o que ele possa estar desejando receber de você... Taí uma maneira simples de encontrar a solução.

Renata Ryff Moreira: João, no que a sua formação em engenharia ajudou na sua vida profissional?

JZ: Renata, com certeza sim. Mesmo não tendo desenvolvido um trabalho nesta atividade, o ambiente universitário e a formação acadêmica muito contribuíram para o sucesso nas minhas empresas.

Internauta Lancos: Boa tarde João, parabéns! Gostaria de saber o que fazer quando se tem uma boa idéia mas não se possui capital para tal investimento?

JZ: Esse é o grande desafio, você tem dois caminhos... como no meu exemplo do Vaporetto: comecei com venda porta a porta e contratei vendedores que eram comissionados. Outra opção, se seu projeto for interessante, é buscar um sócio investidor.

Internauta Simone: João, como manter-me dedicada ao cliente e ao mesmo tempo buscar novos para manter o fluxo de trabalho no escritório favorável? Tenho receio de ficar dependendo de poucos clientes. Gerar demanda no mesmo cliente é a solução?

JZ: Simone, eu percebo em muitos prestadores de serviços que me procuram uma enorme dedicação até a conquista da conta. Após conquistar o cliente, os mesmos se tornam pessoas de difícil acesso... A dedicação ao cliente pode aumentar consideravelmente o seu negócio e sua relação com o mesmo. Faça bem feito um antes de procurar outro.

Internauta Eduardo: Bom dia João. Sou de Uberlândia e tenho vários contatos com usinas da região e sudoeste goiano. Você tem interesse em representante?

JZ: Eduardo, por favor entre em contato com o Sr. Ruschoni na Duraface. Acesse o site www.duraface.com.br.

Internauta Vanessa: O que você fez com o Vaporetto no Brasil foi um sucesso. Até hoje se fala nisso. Você pensou que iria alcançar este sucesso?

JZ: A pessoa mais difícil de convencer era a empregada doméstica, que insistia a querer trabalhar com o balde e esfregão.

Internauta Álvaro: Olá João, bom dia! Gostaria que o senhor elencasse, em ordem de relevância, quais fatores são primordiais para se conseguir efetivar grandes projetos profissionais: intuição – estudo – criatividade – talento e trabalho.

JZ: Álvaro, o que posso antecipar é que você elencou de forma excelente os pontos importantes para se obter sucesso na vida. Vai lá garoto, você sabe como fazer... forte abraço.

Internauta Simone: João, tenho por clientes empresas de grande porte e com altíssimo nível de exigência. Mas não consigo expandir minha atuação para outros setores da empresa que também necessitam dos nossos serviços e penetrar em outras do mesmo porte aqui no Espírito Santo. Formação de parcerias com escritórios maiores seria uma solução?

JZ: Simone, acredito que sim, este é um processo que tem ocorrido, e muito, com agência de publicidade que possuem soluções criativas e associam-se a grandes agências.

Internauta Álvaro: Uma última pergunta: quais são seu projetos para o futuro? Pensas em se envolver com a política?

JZ: Gosto muito da política, só que no Brasil isso anda muito complicado, não tenho intenção de candidatar-me a nenhum cargo, provavelmente não teria tempo para dedicar-me.

  • Enviar
carregando...

SERVIÇO

 
(SXC.HU)

COTAÇÃO

Acompanhe as cotações das principais commodities agrícolas

Portal traz dados dos maiores mercados do agro no Brasil

Esalq/USP oferece cursos de MBA a distância em Agronegócios, Agroenergia e Gestão Estratégica (Reprodução)

Cursos de MBA a distância da ESALQ/USP recebem inscrições

Programas são oportunidade para profissional que busca qualidade de ensino com praticidade

Tecnologia no gerenciamento agrícola pode auxiliar produtor (Divulgação/BurningWell)

Agricultura de Precisão: conheça técnicas para incrementar sua lavoura

Sistema utiliza tecnologia, como GPS, para otimizar uso de insumos

(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

BOLETIM

Resumo de Cotações

R$ / @ FOBAtualizada em:
20/04/2014 às 18:00
  • UF
  • Praça
  • Compra
    • MA
      • Balsas
      • 60,50
    • PR
      • Cascavel
      • 67,50
    • MS
      • Dourados
      • 62,00
    • RS
      • Passo Fundo
      • 68,50
    • MT
      • Rondonopolis
      • 60,00
    • GO
      • Rio Verde
      • 64,00
    • SP
      • Bebedouro
      • 65,50
    • TO
      • Pedro Afonso
      • 59,00
Ver mais dadosDisponibilizado por Safras & Mercado

ANUNCIE

 
(Divulgação/RuralBR)

ANUNCIE NO RURALBR

Você pode anunciar em todo o portal. Confira nossos formatos de publicidade

(Divulgação/clicRBS)

RURALBR NO TWITTER

Siga o @RuralBR e receba as dicas e atualizações em primeira mão, diretamente no seu twitter

RSS

 
(Divulgação/RuralBR)

FEEDS RURALBR

O noticiário do portal RuralBR também está disponível no formato RSS. Confira todos os canais disponíveis

Canal Rural

© 2011-2014 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados