Buscar

Hortaliças: conheça um guia para o cultivo de 50 espécies

Catálogo organizado pela Embrapa apresenta características e instruções para a produção das hortaliças mais comercializadas no Brasil

  • Kellen Moraes
  • kellen.moraes@ruralbr.com.br
  • Enviar
Ronald Mendes
Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Hortaliças mais comercializadas no Brasil estão listadas em catálogo da Embrapa

Os brasileiros consomem 27 quilos de hortaliças por ano, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) de 2008. Das inúmeras espécies cultivadas no país, a batata, o tomate e a cebola, pela ordem, lideram a preferência dos consumidores. Outros produtos também figuram na lista dos 10 mais comercializados: cenoura, abóbora, repolho, alface, chuchu, batata-doce e pimentão.

Além dessas espécies, a Embrapa listou, em um catálogo, outras 40 que formam o carro-chefe das vendas de hortaliças no Brasil. O material é ideal para agricultores e novos produtores que desejem diversificar sua cultura. Além de apresentar as características das plantas, o guia oferece uma série de informações sobre, como épocas e regiões para a semeadura.

A líder batata, por exemplo, se desenvolve melhor sob temperaturas amenas. Por isso, não há produção efetiva nas regiões Nordeste e Norte. Já a batata-doce tem maior afinidade com o calor. O frio, inclusive, pode reduzir a produtividade e aumentar o ciclo da cultura. Neste caso, Norte e Nordeste têm cultivo o ano todo.

Conheça o catálogo das 50 hortaliças mais comercializadas no Brasil e saiba como cultivá-las:

O portal RuralBR apresenta uma série de manuais, cartilhas e guias para o produtor rural.

> Acesse aqui a página de Guias e Serviços Agricultura
> Acesse aqui a página de Guias e Serviços Pecuária


Leia mais sobre hortaliças:

> Aumento da renda favorece o consumo de hortaliças, mostra estudo do Cepea

> Frutas e hortaliças podem ser alternativas para fumicultores do interior do RS


EM VÍDEOS:

Canal Rural Na Estrada: Especial Hortaliças
Parte 1

Parte 2

RURALBR

  • Enviar
comentários (26)
  • vanderlei coelho ramalho de campos

    Bom dia ! Queria saber como adquirir esse catalogo, pois tenho muito interesse em plantar algumas especies mas não tenho muita experiencia .OBRIGADO.

    15/10/2014 | 11h16
  • Joaquim Dill da Silva

    Como faço para acessar os materiais;

    31/08/2014 | 17h30
  • Cleomar Adriano Welter

    Bom dia, muito interessante este material. Como faço para conseguir o manual? Obrigado

    27/08/2014 | 11h33
  • Luiz Antonio Tonelli

    Gostaria de obter um Manual - Catálogo das 50 hortaliças. Caso seja vendido, favor nos informar o valor e a forma de depósito do mesmo. Grato - Luiz Antonio Tonelli - Nepomuceno MG

    27/08/2014 | 11h15
  • Glaucia Cristina Solano Luperini

    Bom dia, parabéns pela matéria, muito interessante. Como faço para conseguir o manual? Obrigado.

    22/08/2014 | 11h06
  • Diogo Klagenberg

    como consigo o manual de hortaliças

    27/07/2014 | 21h39
  • Lauro Schlickmann Jr

    Como faço para adquirir este Material?

    27/07/2014 | 19h46
  • NICOLAU BITTAR

    GOSTARIA MUITO DE ADQUIRIR ESTE CATÁLOGO. O QUE FAZER PARA ADQUIRIR?

    12/07/2014 | 10h29
  • janaina angelica arruda

    ADOREI SOBRE A MATERIA TENHO UM PROGETO PARA DESENVOLVER NA PLANTAÇÃO DE HORTALIÇAS.GOSTARIA DE SABER SE E POSSIVEL E COMO CONSIGO ESSE CATALOGO.DESDE JA AGRADEÇO.

    03/07/2014 | 00h08
  • Leandro do Nascimento Diniz

    Para salvarem o arquivo, basta clicarem em slideshare do lado esquerdo baixo onde está o arquivo. Aí vai abrir um site que basta clicar em salvar e pronto. Talvez precise fazer um cadastro no site, mas é gratuito.

    02/07/2014 | 12h16
  • Mariela

    Boa tarde. Gostaria de saber como adquiro este manual de hortaliças. att'

    28/06/2014 | 13h52
  • Dinair Macêdo Mendonça

    O que devo fazer para adquirir este catálogo?

    08/06/2014 | 22h55
  • jonatas fernandes sousa

    como faço pra conseguir um exemplar deste catalogo?

    02/06/2014 | 15h45
  • wilson aparecido storti

    como adquirir este catalago?

    19/05/2014 | 16h39
  • Geraldo Mangela Rodrigues

    Gostaria de adquirir este catálogo de ortaliças. Como faço??

    19/05/2014 | 15h09
  • Vilma Aparecida Martins Maccari

    como eu consigo este exemplar?

    04/05/2014 | 10h23
  • kelvin andre da cunha ferrarini

    muito legal essa matéria.. gostaria de ter um exemplar desses?

    03/05/2014 | 13h45
  • José Carlos da Costa Jr

    Excelente matéria e catalogo!!

    01/05/2014 | 12h01
  • marciano jose da silva

    como conseguir este manual

    30/04/2014 | 18h46
  • talita oliver

    hum legal <3

    09/04/2014 | 15h43
  • lise

    como adquiro esse catálago?

    01/04/2014 | 15h49
  • valter borges

    como eu consigo obter o catalago de hortaliças

    24/02/2014 | 14h02
  • luiz carlos garcia

    Quero montar uma estufa em casa ,quero esse material.

    04/02/2014 | 16h56
  • Lourival Gonçalves Soares

    Desejo aprender a cultivar hortaliças em casa, como faço?

    01/02/2014 | 10h14
  • Henrique Vizzotto Caleffi

    Desejo Adquirir Este manual como faço?

    06/01/2014 | 21h22
  • Francisco Damasceno

    Desejo adquirir um exemplar do Guia de Cultivo Orgânico (50 diferentes tipos). Como fazer?

    26/10/2013 | 21h01
carregando...

SERVIÇO

 
(SXC.HU)

MERCADO

Acompanhe as cotações das principais commodities

Portal traz dados dos maiores mercados do agro no Brasil

Esalq/USP oferece cursos de MBA a distância em Agronegócios, Agroenergia e Gestão Estratégica (Reprodução)

Cursos de MBA a distância da ESALQ/USP recebem inscrições

Programas são oportunidade para quem busca qualidade de ensino com praticidade

(Soja Brasil)

aplicativo

Soja Brasil lança aplicativo para iPhone e iPad

Versão atualizada do app é mais leve e apresenta novas funcionalidades

(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

BOLETIM

Resumo de Cotações

R$ / @ FOBAtualizada em:
25/10/2014 às 21:00
  • UF
  • Praça
  • Compra
    • MA
      • Balsas
      • 50,00
    • PR
      • Cascavel
      • 60,50
    • MS
      • Dourados
      • 59,00
    • RS
      • Passo Fundo
      • 61,50
    • MT
      • Rondonopolis
      • 59,00
    • GO
      • Rio Verde
      • 58,00
    • SP
      • Bebedouro
      • 59,50
    • TO
      • Pedro Afonso
      • 48,50
Ver mais dadosDisponibilizado por Safras & Mercado

ANUNCIE

 
(Divulgação/RuralBR)

ANUNCIE NO RURALBR

Você pode anunciar em todo o portal. Confira nossos formatos de publicidade

(Divulgação/clicRBS)

Canal Rural NO TWITTER

Siga o @canalrural e receba as dicas e atualizações em primeira mão, diretamente no seu twitter

RSS

 
(Divulgação/RuralBR)

FEEDS RURALBR

O noticiário do portal RuralBR também está disponível no formato RSS. Confira todos os canais disponíveis

Canal Rural possui diversas formas de interação com o público (Canal Rural)

Fale com o Canal Rural

Você pode enviar suas sugestões de reportagem para nossa equipe

Canal Rural