Buscar

Embrapa lança cultivar de maracujá silvestre BRS Pérola do Cerrado, que dá frutos o ano inteiro

Por se tratar de um maracujá silvestre, a fruta apresenta alta resistência a pragas e doenças

  • Enviar
Dovulgação/Embrapa
Foto: Dovulgação/Embrapa
Primeiro ciclo de seleção dessa variedade foi feito em 1994

A primeira cultivar de maracujazeiro silvestre registrada e protegida no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a BRS Pérola do Cerrado, foi lançada nesta sexta, dia 24, pela Embrapa Cerrados, localizada em Planaltina (DF). Um dos grandes diferenciais é que a cultivar dá frutos o ano inteiro. O primeiro ciclo de seleção dessa variedade foi feito em 1994 e, após quase 20 anos de pesquisas, a Embrapa disponibiliza a cultivar para a sociedade.

Ao longo desse período de estudos, a produtividade da espécie foi triplicada. Os frutos, quando maduros, têm coloração verde-claro e amarelo-claro com seis listras longitudinais verde-escuras. Por se tratar de um maracujá silvestre, apresenta alta resistência a pragas e doenças (virose, bacteriose, antracnose, verrugose) e morte precoce, característica importante para os cultivos em sistemas orgânicos.

O sabor da variedade é suave e o tamanho do fruto também é diferente do maracujá convencional.

– Digo que a aceitação é 99%. Quem prova, gosta. Quando não tem na banca, eles pedem: Cadê o maracujá do sono? – comenta a produtora Leda da Silva Gama.

Leda integra o grupo de produtores que participou da pesquisa da Embrapa. A produção da fruta começou há quatro anos e, agora, já é uma atividade rentável.

–  Por ser uma cultivar resistente, bem rústica, ela nos onera menos do que o maracujá comum – acrescenta a produtora.

Os pesquisadores realizaram melhoramento genético de diferentes origens de Passiflora setacea, uma das duzentas espécies de maracujá silvestre existentes no Brasil. A fruta pode ser consumida in natura e ainda passar por processos industriais, resultando em geleias, bolos, sucos e sorvete.

– É um fruto que pode ser usado integralmente. Nós desenvolvemos tecnologias para aproveitamento da casca, da fibra da casca, do óleo, da semente, da popa, ramas e folhas – pontua a pesquisadora de biotecnologia da Embrapa, Ana Maria Costa.

A Pérola do Cerrado tem potencial de produtividade três vezes maior que o maracujá comercial, já que pode ser cultivado o ano inteiro. Na região Centro-Oeste, a variedade tem produzido de 10 a 25 toneladas por hectare, o que representa 15 quilos de fruta por planta ao ano.

– O interessante é que o produtor de maracujá convencional não vai parar de produzir. Ele vai abrir uma pequena área na propriedade para plantar esse maracujá e aumentar a fonte de renda. A fruta pode ser produzida o ano inteiro, inclusive na entressafra – acrescenta o pesquisador Fábio Gelape Feleiro.

O produtor interessado pode buscar informações sobre a compra de mudas no site da Embrapa.

EMBRAPA E CANAL RURAL

  • Enviar
comentários (16)
  • leandro ifran

    ola gostaria de começar uma plantação do maracujá perola onde encontro sementes?

    31/10/2014 | 11h58
  • Jésus Messias de Souza

    Temos produtores no municipio interessados em plantar o maracujá Pérola do Cerrado. Como adquirir sementes nem que seja em pequena quantidade?

    16/10/2014 | 10h56
  • Maria de Fatima Lima

    Gostaria de fazer uma plantação , como coseguir as sementes de maracuja silvestre.

    06/10/2014 | 17h19
  • ricardo mendes

    ola como posso a de queri sementes do maracuja equanto custa cinco mil cemente e quantos hekitaris eu preciso para o plamta...

    23/09/2014 | 00h05
  • Sérgio Nestor Nienke

    Preciso de mudas para plantar um hectare de maracuja silvestre BRS Perola...Preciso informações sobre uma variedade da embrapa que nao precisa polenizar....tenho area irrigada para plantar 3 - hectares.....

    31/07/2014 | 19h15
  • Alessandro Ribeiro Teixeira

    Olá, como faço para adquirir sementes ou mudas do maracujá silvestre brs Pérola.

    09/05/2014 | 21h36
  • CEZAR AUGUSTO SILVA FERREIRA

    BOM DIA..! GOSTARIA DE SABER, COMO ADQUIRIR A SEMENTE DESSE MARACUJÁ.

    06/05/2014 | 06h33
  • luiz c de carvalho

    como sementes ou mudas perola do serrado

    01/05/2014 | 00h15
  • Antonia alves de souza

    como posso conseguir mudas dessa variedade de maracujá?

    25/04/2014 | 16h12
  • Ivino Oliva

    ola td bem?gostei desse maracuja ,onde posso encontrar sementes para que eu possa plantar ok obrigado

    15/02/2014 | 17h42
  • Jair R Leite

    Excelente matéria, favorecendo assim a recuperação para os agricultores que trabalham com outros produtos agrícolas e vem tendo constantes prejuízos com a frequente seca. Parabéns Embrapa, é do Brasil. Gostaria de saber onde posso comprar estas sementes. Estou situado na região sudoeste da Bahia.Obr

    07/10/2013 | 15h40
  • Ruy Silva Barros

    parabéns Embrapa pelo trabalho, gostaria de adquirir sementes ou mudas do maracujá BRS Pérola do Cerrado, qual é o procedimento para aquisição?, minha região é o Piemonte da Chapada Diamantina e o cultivo do maracujá está crescendo muito no meu Município, Tapiramutá-Ba, aguardo retorno.

    03/10/2013 | 09h17
  • Maria Angelica Rezende

    Gostei da noticia e gostaria de saber como adquirir esta especie de maracuja.Quero dedicar ao plantio.

    26/09/2013 | 12h02
  • nilton marques dos santos

    gostaria de adquirir mudas ou sementes

    14/07/2013 | 09h14
  • Raimundo Araujo Teixera

    Adorei saber que já temos este maracuja silvestre, tem a semelhança do maracua de cobra aqui do Sertão; dizem que o mesmo se consumir muito agente fica bebado, mas é muito saboroso. onde posso conseguir sementes, do BRS... Grato, Raimundo Teixiera

    08/07/2013 | 21h42
  • Emerson Antonio Mariano Sagradin Dias

    Onde consigo muda dessa nova variedade de maracujá, na minha região ?

    30/05/2013 | 20h09
carregando...

SERVIÇO

 
(SXC.HU)

MERCADO

Acompanhe as cotações das principais commodities

Portal traz dados dos maiores mercados do agro no Brasil

Esalq/USP oferece cursos de MBA a distância em Agronegócios, Agroenergia e Gestão Estratégica (Reprodução)

Cursos de MBA a distância da ESALQ/USP recebem inscrições

Programas são oportunidade para quem busca qualidade de ensino com praticidade

(Soja Brasil)

aplicativo

Soja Brasil lança aplicativo para iPhone e iPad

Versão atualizada do app é mais leve e apresenta novas funcionalidades

(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

BOLETIM

Resumo de Cotações

R$ / @ FOBAtualizada em:
31/10/2014 às 21:00
  • UF
  • Praça
  • Compra
    • MA
      • Balsas
      • 51,00
    • PR
      • Cascavel
      • 59,00
    • MS
      • Dourados
      • 60,00
    • RS
      • Passo Fundo
      • 64,00
    • MT
      • Rondonopolis
      • 59,00
    • GO
      • Rio Verde
      • 60,00
    • SP
      • Bebedouro
      • 60,50
    • TO
      • Pedro Afonso
      • 49,50
Ver mais dadosDisponibilizado por Safras & Mercado

ANUNCIE

 
(Divulgação/RuralBR)

ANUNCIE NO RURALBR

Você pode anunciar em todo o portal. Confira nossos formatos de publicidade

(Divulgação/clicRBS)

Canal Rural NO TWITTER

Siga o @canalrural e receba as dicas e atualizações em primeira mão, diretamente no seu twitter

RSS

 
(Divulgação/RuralBR)

FEEDS RURALBR

O noticiário do portal RuralBR também está disponível no formato RSS. Confira todos os canais disponíveis

Canal Rural possui diversas formas de interação com o público (Canal Rural)

Fale com o Canal Rural

Você pode enviar suas sugestões de reportagem para nossa equipe

Canal Rural